Correntes de Palavras

Um site dedicado à escrita criativa, às artes literárias e a todas as formas de expressão do pensamento escrito.
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Como Escrever Inícios

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Isabel
Admin
avatar

Mensagens : 103
Data de inscrição : 09/01/2010
Localização : Faro

MensagemAssunto: Como Escrever Inícios   Seg Jun 28, 2010 4:16 pm

Citação :
Você já reparou como um livro é analisado por um possível comprador em uma livraria? Ele olha a capa, lê a sinopse no verso e procura por informações nas orelhas. Além disso, na maioria das vezes, o leitor lê as primeiras páginas e toma sua decisão de ficar ou não com o livro com base no início da história! O papel do primeiro capítulo ou prólogo é fazer com que o leitor tenha vontade de continuar lendo. Mas como fazer isso? Simples: o início deve conter elementos que despertem curiosidade. Os primeiros parágrafos adiantam o que o leitor deve esperar do restante do texto. Seja direto e comece com um conflito ou outro ponto de tensão. Não perca tempo descrevendo demais personagens ou locações. Veja, por exemplo, o prólogo do meu livro Teia Negra:

Assim que entraram no apartamento, Robert foi direto ao escritório pegar alguns papéis e deixou seu convidado aguardando na sala. Ao abrir a gaveta do pequeno arquivo de madeira, sentiu um calafrio e virou-se repentinamente. Uma pistola com silenciador estava apontada para sua cabeça. O cano longo, a poucos centímetros de sua testa, exalava o cheiro dos restos de pólvora das vezes anteriores em que a arma fora usada. Sem que qualquer palavra fosse dita, o gatilho foi puxado. A bala entrou um pouco acima dos olhos, fazendo Robert cair, quase que instantaneamente.

Repare que neste único parágrafo coloquei na mente do leitor diversos questionamentos: Quem é Robert? Quem o matou? Por que ele foi morto? Se você der uma olhada nas primeiras linhas de autores como Dan Brown, Frederick Forsyth, entre outros, verá que eles fazem exatamente isso. é claro que existem outras formas de se obter o mesmo efeito. Leia os primeiros capítulos de livros dos autores que você admira e aprenda com eles! Um macete para um bom início é pegar uma parte do texto (seja um capítulo ou parágrafo) e trazê-lo para o início. Este prólogo do Teia Negra era um parágrafo que fazia parte do Capítulo 4!

Lembre-se: um bom início dá o tom do restante do texto e faz com que o leitor tenha interesse em ler o resto!

Julio Rocha
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://correntesdepalavras.forumeiros.eu
 
Como Escrever Inícios
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Hola !!! Soy Sofia
» Três maneiras de dizer"Eu te amo"
» Primer - Como utilizar
» Bon dia
» Minicraft 727-200 Iraqi Airways FINALIZADO!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Correntes de Palavras :: Caderno :: Melhorar a Criatividade-
Ir para: