Correntes de Palavras

Um site dedicado à escrita criativa, às artes literárias e a todas as formas de expressão do pensamento escrito.
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Como Escrever o Miolo de uma História Interessante

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Isabel
Admin
avatar

Mensagens : 103
Data de inscrição : 09/01/2010
Localização : Faro

MensagemAssunto: Como Escrever o Miolo de uma História Interessante   Seg Jun 28, 2010 4:36 pm

Citação :
Como conseguir um recheio que mantenha o leitor interessado até o final da história? O que fazer se sua trama está "patinando" e não chega a lugar algum? Vou tentar ajudá-lo com estas questões.

Quando comecei a escrever "Teia Negra", já sabia como seria o início e, principalmente, o final da história. O que eu não sabia, ainda, era o que colocar entre os dois. Acredito que esta seja uma das maiores dificuldades para um escritor: escrever o meio do livro. Para ser interessante, o livro precisa ter conteúdo interessante. Vou listar abaixo algumas dicas que recebi ao longo do processo e que me ajudaram bastante nesta tarefa:

1. Tenha controle sobre a trama. Saiba exatamente para onde você está indo e que o caminho tomado leve ao final desejado. Isso não significa que você deva ser previsível. Tenha na manga algumas viradas na trama, assim o leitor estará sempre na dúvida sobre o que irá acontecer. Pode ser um personagem que é bonzinho e, de uma hora para outra, mostre seu lado obscuro e cruel ou um fato novo que mude completamente os rumos de uma investigação. O importante é que o leitor tenha algumas surpresas pela frente.

2. Crie tramas paralelas, mas sempre relacionadas de alguma forma com a trama principal. Não exagere para não perder o controle e tenha o cuidado de fechar todas elas até o final do livro. Deixar uma sub-trama em aberto é um erro, já que o leitor ficará frustrado por não saber o desfecho da situação.

3. Você, provavelmente, não irá conseguir manter o mesmo ritmo o tempo todo. é natural e até desejável, que a história tenha seus altos e baixos. Depois de uma cena tensa, você pode relaxar um pouco e deixar o leitor respirar por alguns instantes. Só não esqueça de manter sempre a "ação", caso contrário o livro poderá ficar chato.

4. Se você estiver enfrentando um bloqueio e não consegue avançar, escreva sem se preocupar muito com a qualidade. Tente pensar no que levaria a trama adiante e escreva. Depois, durante as revisões, você terá oportunidade de lapidar o texto e torná-lo mais interessante. O importante aqui é quebrar o bloqueio e ir em frente.

Espero que isso ajude. No meu caso, ajudou muito. Consegui criar uma trama em "Teia Negra" que mantém o leitor grudado no livro até a última página. No final das contas, o que importa é divertir e surpreender o leitor!
Julio Rocha
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://correntesdepalavras.forumeiros.eu
 
Como Escrever o Miolo de uma História Interessante
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Hola !!! Soy Sofia
» Três maneiras de dizer"Eu te amo"
» VW Fusca - A História - Um ícone da Industria
» Primer - Como utilizar
» Bon dia

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Correntes de Palavras :: Caderno :: Melhorar a Criatividade-
Ir para: