Correntes de Palavras

Um site dedicado à escrita criativa, às artes literárias e a todas as formas de expressão do pensamento escrito.
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Como Filtrar as Descrições Através dos Personagens

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Isabel
Admin
avatar

Mensagens : 103
Data de inscrição : 09/01/2010
Localização : Faro

MensagemAssunto: Como Filtrar as Descrições Através dos Personagens   Seg Jun 28, 2010 4:39 pm

Citação :
Alguns fatores nos levam a filtrar, de formas diferentes, o que vemos e sentimos quando estamos em uma determinada situação. Esta afirmação também é válida para nossos personagens. Os fatores mais relevantes são:

Experiências anteriores. Se uma pessoa é pobre e nunca teve a oportunidade de ir a um restaurante classe A, por exemplo, ela irá reparar em detalhes que uma pessoa rica e acostumada a este tipo de lugar não repararia. O assoalho de madeira envernizada, a arrumação das mesas com toalhas de linho e taças de cristal, a forma como os garçons abordam os clientes e por aí vai. Em uma situação como esta, a pessoa rica iria reclamar da sua mesa que estava demorando, apesar de ter sido feita uma reserva! Nesta mesma linha, imagine alguém que nunca tenha pescado na vida e decide participar de uma pescaria com os amigos pescadores veteranos. Quando esta pessoa pega um peixe, é uma experiência completamente nova! A tentativa de segurar o peixe que escorrega pelas mãos como sabão, o incômodo de ser espetado por uma barbatana, a falta de habilidade para retirar o anzol, etc. Tudo isso para os veteranos já não é mais um problema. A forma de lidar com as situações e os sentidos é completamente diferente. Pense nisso. Quando for colocar seus personagens em situações que são naturais para eles, estes devem reagir de acordo. Da mesma forma, a reação deve ser oposta em ambientes não naturais. Conheça seus personagens e respeite o passado e as experiências deles.

Reagir através dos sentidos. Nossas reações são motivadas pelos nossos sentidos. Nem sempre devemos descrever o que o personagem está vendo. Em algumas situações, outros sentidos podem estar mais em evidência do que outros. Imagine um personagem entrando em uma sala escura. Nesta situação, o tato e a audição serão os sentidos pelos quais devemos descrever a cena. Se entramos em uma tubulação de esgoto, o cheiro é a primeira coisa que nos impacta. Se estamos molhados depois de pegar uma chuva e é inverno, estaremos sentindo frio. Determine qual sentido está mais em evidência e use-o para determinar como o personagem reage.

E se fosse você? Coloque-se no lugar do personagem e pense no que você estaria sentindo em determinada situação. O que você vê? Está frio? Quente? Algum som que chame sua atenção? Algum cheiro? Só não esqueça que seu personagem tem um passado diferente do seu e, provavelmente, irá reagir de modo diferente. A não ser que você esteja escrevendo sobre si mesmo.

Mostre apenas o que é importante. Quando estiver descrevendo algum objeto, lugar ou situação, lembre-se de só mencionar o que for relevante para a ação. Não caia na tentação de descrever todos os objetos de uma sala, minuciosamente, se isso não fizer diferença para a trama. Descrições detalhadas fazem com que você fique longe da ação e isso deixará o leitor entediado. Seja coerente. Se alguém estiver fugindo da polícia em uma perseguição nas ruas de Paris, não dá tempo de parar para admirar a beleza e os detalhes arquitetônicos do Arco do Triunfo!

Julio Rocha
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://correntesdepalavras.forumeiros.eu
 
Como Filtrar as Descrições Através dos Personagens
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Primer - Como utilizar
» Como voces acham que devemos fazer os futuros grupos de consorcio??
» Tutorial, como potar vídeos a partir do youtube !
» Como promover o MTP no Facebook?
» como os anos passam.......

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Correntes de Palavras :: Caderno :: Melhorar a Criatividade-
Ir para: